tech-1495181_1920

GTs

GT1: Arte e Tecnologia

Refletir sobre implicações e efeitos dos usos das tecnologias nas artes. Explorar a emergência de gêneros artísticos diretamente relacionados ao uso de tecnologias; Pensar o papel das artes como “antena da raça” (Pound) como modo de antecipar os efeitos das tecnologias sobre as sociedades (McLuhan); Usos de tecnologias em processos artísticos; Arte tecnológica; Data Art; Device Art; Uso de tecnologias midiáticas em museus.

GT2: Educação, Cognição e Tecnologia

Refletir sobre implicações e efeitos dos usos das tecnologias em dinâmicas e processos educacionais e cognitivos. Explorar hipóteses sobre alterações de regimes de atenção, pensamento e memória a partir da emergência da cultura digital; Refletir sobre modelos educacionais à luz do cenário midiático e comunicacional contemporâneo.

GT3: Sustentabilidade, Cidades Inteligentes e Tecnologia

Pensar tecnologias que favorecem projetos de cidades inteligentes. Usos de open e big data para gestão de cidades. Casos de cidades que se reinventam compilando e abrindo dados para uso público. Tecnologias que favorecem cidades sustentáveis e economicamente viáveis. Apropriações tecnológicas para fins de cidadania, práticas de sustentabilidade e empoderamento de comunidades urbanas.

GT4: Indústrias Criativas, Entretenimento, Música, e Tecnologia

Refletir sobre implicações e efeitos dos usos das tecnologias nas indústrias criativas, no mercado do entretenimento, nas práticas de produção, disseminação e consumo de música, em diferentes perspectivas; efeitos do uso de tecnologias em shows de música; modos e circuitos de produção e distribuição de audiovisuais; indústria dos games e suas relações com os avanços tecnológicos; o mercado de entretenimento online.

GT5: Política e Tecnologia

A proposta do GT5 é pensar acontecimentos e transformações do campo político, à luz de dinâmicas de redes sociais e de todo um conjunto de atores tecnológicos contemporâneos, como sites que apresentam históricos de políticos, portais de transparência de dados de gestão pública etc.; análise de tecnologias e aplicativos para fins políticos; processos de politização mediados por tecnologias de comunicação; leitura de dados e tecnologias para antecipar intenção de votos; marketing político digital.

GT6: Redes Sociais e Tecnologias

A proposta do GT Redes Sociais e Tecnologias é pensar o maior conjunto de efeitos possíveis dos sites de redes sociais na cultura contemporânea – de processos de subjetivação a relacionamentos amorosos, de produção de discursos polarizados e fechados a fantasias de abertura e democratização das mídias. Interessa, ainda, pensar usos dos sites de redes sociais para fins diversos, nas sociedades contemporâneas.

GT7: Publicidade, Propaganda, Marketing e Tecnologia

O GT7 acolhe estudos que pensam as transformações de práticas de comunicação mercadológica, propaganda e de marketing considerando o arsenal tecnológico contemporâneo; publicidade para dispositivos midiáticos móveis; uso de dados em estratégicas de marketing; índices de maturidade e de presença digitais de empresas, dentre outros temas afins têm o GT7 como destino neste simpósio.

GT8: Tecnologias, Dados e Jornalismo

O GT8 é o espaço para trabalhos que versem sobre jornalismo de dados, usos de tecnologias no exercício jornalístico, aplicativos desenvolvidos para o campo de jornalismo, dentre outros temas; são válidos, ainda, trabalhos que versem sobre o impacto e o efeito do uso de tecnologia da cadeia e no negócio de jornalismo na contemporaneidade; novos modelos de negócio, tendências e rupturas, considerando o universo do jornalismo são, ainda, temas bem-vindos ao GT.

GT9: Cinema, Audiovisual e Tecnologias

Pensar e discutir linguagens audiovisuais e cinematográficas a partir do impacto das tecnologias contemporâneas; processos de produção e distribuição de audiovisual na internet; impactos das tecnologias atuais nos negócios da indústria do audiovisual; formação de novos públicos consumidores de audiovisuais a partir da disseminação de tecnologias moveis, são alguns dos temas possíveis para o GT9.

GT10: Conteúdos Digitais, Aplicativos e Tecnologias

A proposta do GT10 é propiciar, com o conjunto de trabalhos a serem apresentados, um panorama da diversidade de fins que conteúdos digitais e aplicativos servem, colaborando na compreensão acerca da heterogeneidade do ambiente tecnológico contemporâneo. A ideia-chave do GT é pensar os efeitos dos diversos conteúdos digitais e aplicativos, com destaque para conteúdos e aplicativos originais e que possam representar mudanças significativas – para o bem e para o mal – nas áreas e setores da sociedade aos quais se destinam.

ArTecnologia – III Simpósio Internacional sobre Tecnologias e Cultura Contemporânea

%d blogueiros gostam disto: